Ouvir, agir e receber
Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. - Apocalipse 3:20Sempre vi essa passagem como sendo um recado direto para os não evangélicos, e é obvio que é, mas Deus ministrou algo diferente ao meu coração, algo tão profundo que está “latejando” na minha mente há dias.
Muitos de nós carregam e vão carregar durante a maior parte de suas vidas, questionamentos, duvidas, anseios, sentimentos contraditórios. Sentimentos esses, que corroem nossos corações, que nos fazem chorar e nos sentirmos o “pior dos piores”. Mas é curioso pensar que Jesus está sempre, de uma forma ou de outra, batendo na porta do nosso coração, através de um louvor, da Sua palavra, de uma pregação ou de um conselho de um irmão, Ele está esperando apenas que a gente ouça, abra a porta pra que Ele possa entra e cear conosco.
Na grande maioria dos casos, a solução não está em Deus, mas em nós, pois Ele sempre esteve e sempre estará no mesmo lugar disposto a fazer a Sua parte, somos nós que devemos estar atentos a Sua voz e tomar a atitude de abrir a porta.
Existem três tipos reações possíveis quando Jesus está batendo em nossa porta.
- NÃO OUVIR
Às vezes estamos tão consumidos com nossos problemas que não conseguimos mais ouvir a voz de Cristo.
O louvor já não diz nada.
“que musica chata, que desafinado.”
A palavra já não diz nada.
“meu Deus, pastor fulano de novo? Ninguém merece.”
Ir ao culto não traz prazer.
“ah, eu fui semana passada, semana que vem eu vou.”
Orar se torna um sacrifício.
“de que adianta? Deus não vai ouvir mesmo.”
Não é incomum encontrar gente com os ouvidos tampados pela cera da indiferença, gente que não ouviria nem se Jesus espancasse a porta.
- OUVIR E NÃO RESPONDER
Tem gente que até consegue ouvir a voz de Jesus, mas já não tem forças pra responder, ela se julga tão impura, tão indigna que prefere fingir que não está ouvindo, e se recolhe no seu canto. No fundo, ela gostaria que Deus arrombasse a porta e a tirasse daquela situação, ela não entende que a atitude tem que partir dela, é só abrir a porta.
- OUVIR E ABRIR A PORTA
Por mais incrível que possa parecer, essa é atitude mais difícil, pois para abrir a porta precisamos parar de fazer o que estávamos fazendo, aquilo que fazemos escondido, já que a casa está fechada e ninguém esta vendo.
Abrir a porta significa que você vai receber alguém em sua casa, e Ele vai ver como é por dentro e seria vergonhoso recebê-lo com a casa desarrumada.
E “pior” ainda, Ele vai querer cear com você! Será que Ele vai gostar da comida que você tem pra oferecer? Mais do que sentar-se à mesa pra comer, Ele vai querer comunhão contigo, será que vale a pena?
Ele não está preocupado com a aparência da sua casa, Ele a arruma pra você.
Ele não esta preocupado com o que você estava fazendo antes, Ele tem algo novo pra você.
Ele não está preocupado com a comida, Ele é o pão da vida.
Esteja atento, Deus está sempre tentando falar com você, Ele está batendo na porta do teu coração, não tenha medo de abrí-la, não tenha medo de recebê-lo em tua casa, de revelar o intimo da tua alma pra Ele, acredite, nada pode ser melhor pra tua vida do que manter um relacionamento intimo e eterno com Deus. Afine seus ouvidos, crie coragem, abra a porta.
Hei, você ouviu isso? Tem alguém batendo na porta, o que você vai fazer?
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. – Apocalipse 3:22