<body>


EVANGELIZARTE
O Nome do nosso Deus é já (Sl.68.4)

O grupo teatral EVANGELIZARTE foi criado em 10/10/1991. Surgiu da necessidade de se dar um nome ao grupo de teatro da mocidade da ADPenha que começava a levar o seu trabalho para outras igrejas atendendo convites. Reunidos no salão de festas da sede antiga, vimos o nome surgir naturalmente: simbiose do evangelho da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo com a arte dramática, dádiva perfeita vinda do Pai das Luzes (Tg 1.17). Um nome que representava o nosso compromisso de apresentar o nosso Deus, de uma forma que mexesse com os sentidos, a imaginação e a emoção das pessoas.
Naquela ocasião o repertório do grupo era de apenas uma peça que, até mesmo por falta de opção, apresentamos em diversas igrejas.
Quatorze anos se passaram. O trabalho cresceu, se espraiou, ganhou maturidade num longo e persistente caminho percorrido até aqui: hoje o grupo contabiliza mais de 20 textos encenados, 500 apresentações em igrejas de diversas denominações, praças públicas, bares, shows e até num baile funk! Um grande número de almas foi alcançado. Muita gente boa passou por aqui e, tenho certeza, ainda vai passar.
Só uma coisa não mudou: o desejo sincero do grupo que, através da arte pura, do teatro evangélico onde o Senhor Jesus é o autor, diretor e personagem central da trama, presente na vida daqueles que montaram o espetáculo, a mensagem do evangelho possa ser compreendida de forma lúdica, reflexiva e até dramática, e muita fé e desejo de servir a Deus possam brotar no coração daqueles que vierem a assistir o nosso trabalho.
Tenho imenso prazer de dirigir um grupo de jovens que descobriu que representar é uma arte e colocar esse dom a serviço do Reino é um projeto de vida fascinante. Tão maravilhoso que fez com que eles resolvessem entregar seus talentos e tempo para fazer avançar a causa do Mestre.

Ronaldo de Jesus (Diácono da igreja e Diretor do Evangelizarte)


Nossa Igreja
Assembléia de Deus na Penha
Rua Montevidéo, 1191
Penha - Rio de Janeiro - RJ

www.adpenha.com.br
Presidente:
Pastor  José Santos
Vice-presidente:
Pastor Silas Malafaia

www.prsilasmalafaia.com.br


segunda-feira, dezembro 31, 2007


Promessas de fim de ano


“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; seja, porém, o vosso sim, sim, e o vosso não, não, para não cairdes em condenação”. - Tiago 5:12

É muito fácil chegar nessa época do ano e dizer:

Esse ano não vai ser igual aquele que passou. Vou fazer um regime, vou parar de comer porcarias, vou fazer mais isso ou menos aquilo. Então o ano novo chega, passa, acaba e no final do ano, voltamos a fazer as mesmas promessas, num circulo vicioso.

Da mesma forma, nessa época desejamos coisas boas às pessoas, abraçamos, beijamos, nos confraternizamos, ajudamos ao próximo e então o ano novo chega, passa, acaba e no final do ano, voltamos a fazer as mesmas coisas, num circulo vicioso.

Não seria mais fácil viver uma vida normal o ano todo, cuidar na nossa saúde física, mental e espiritual, ainda que aos poucos, durante o ano todo? Não é a quantidade que conta, mas a constância.
Não seria mais fácil abraçar, beijar, abençoar as pessoas ao nosso redor durante todo o ano? O amor é contagioso, quanto mais você distribui mais ele se multiplica.

Não, nada disso é fácil. Fácil é sertar-se ao computador e escrever algo que possa tocar alguns corações e continuar cometendo os mesmos erros de sempre, fazendo as mesmas promessas de todos os finais de ano.

Isso é hipocrisia.

De que adianta um natal sem fome se quem precisa tem que esperar onze meses por ele?
De que adianta palavras bonitas e comoventes, abraços longos e apertados, trocas de presentes e desejos de felicidades se durante todo o ano não fazemos isso acontecer nas vidas das pessoas que dizemos que amamos?

Me desculpem, não estou querendo criticar ninguém, isso é apenas um desabafo de alguém que já se cansou de apenas desejar o bem ao próximo.

Eu acredito que podemos fazer mais, que podemos transformas as vidas ao nosso redor, simplesmente partilhando amor, sem a preocupação de receber algo em troca, sem a necessidade de ser visto pra receber alguma gloria, apenas fazendo aquilo que gostaríamos que fizessem por nós.

Mais do que desejar um ano novo, cheio de alegrias, paz, prosperidade e saúde, eu desejo que possamos viver em novidade de vida, que façamos a diferença nas vidas das pessoas ao nosso redor, que compartilhemos o amor, a paz e alegria que as pessoas tanto desejam e precisam, que mudemos o mundo começando por nós mesmos, pelas nossas atitudes, pensamentos, palavras.

Façamos um ano realmente novo!

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles;” - Mateus 7:12
 


domingo, dezembro 09, 2007


Mensagem pregada por Ronaldo de Jesus, diretor do Evangelizarte, na EBD do dia 24/11/07

RECONHECENDO DEFEITOS PARA CORRIGÍ-LOS


A Bíblia difere das demais obras literárias no seu modo de lidar com o ser humano. Estas preocupam-se apenas em ressaltar o lado positivo, os pontos salientes que dignificam a história que está sendo contada. O lado negativo, os defeitos, as falhas, os desacertos, são propositadamente esquecidos porque tiram o "brilho" do biografado. A Palavra de Deus, ao contrário, decompõe o ser humano, virando-o ao avesso, e expõe seus defeitos e virtudes, erros e acertos sem a menor hipocrisia. E por que o faz?

Primeiro:
Para mostrar que a natureza humana é imperfeita e depende da misericórdia do Criador. O profeta Isaías já registrava que as nossas justiças são como trapos de imundícia. (Is. 64:6). Ou seja, as realizações pessoais, aparentemente positivas, escondem momentos de vacilações, incertezas, retrocessos, estagnação, novas tentativas, cair, levantar-se, continuar de pé até que os alvos sejam alcançados. Mas eles só terão preeminência se o homem entender que Deus é o bem supremo que necessita para uma vida vitoriosa.

"Aquele que encobre suas transgressões, jamais prosperara, mas quem as confessa e deixa alcançará misericórdia". - Provérbios 28:13.

Segundo:
Para colocar o homem no seu devido lugar e permitir que outros aprendam com seus erros e não os repitam. Olhemos por exemplo, para o caso do sacerdote Eli, que foi tolerante com seus filhos, conivente com o pecado deles, de Pedro, que se acovardou e negou a Jesus, de Davi, que mesmo sendo considerado um homem segundo o coração de Deus, cometeu um adultério e um homicídio. Estes e outros personagens souberam lidar com seus erros e nos legaram caminhos para que também soubéssemos onde chegar.


- SOU UM PECADOR OU UM SANTO QUE EVENTUALMENTE PECA?

A fé se torna madura quando enfrenta dificuldades. O problema é que quando alguns cristãos encontram-se em meio à provação, tentam justificar sua inclinação carnal com o já "manjado" discurso:

"Mas, é assim mesmo, o Senhor sabe que eu sou um pecador. A carne é fraca, né?"

Costumo dizer aos crentes novos convertidos que esta abordagem é equivocada: A Bíblia está repleta de advertências contra as obras da carne que devem ser repudiadas pelos cristãos. No mesmo versículo em que Jesus diz que a carne é fraca, evidenciando a fragilidade da natureza humana no enfrentamento das tentações, diz também que "o espírito está pronto" (Mt. 26:41). É também importante ressaltar que alguns crentes em Jesus, costumam atribuir a Deus a origem da sua inclinação pecaminosa. A tentação, como afirma Tiago em sua epístola, tem origem nos desejos carnais.

"Ninguém, ao ser tentado, diga: sou tentado por Deus... cada um é atraído e tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz" - Tiago 1:13,14.

Já a provação tem como objetivo testar nossa sinceridade e dedicação à Deus. O Criador nos prova para fortalecer nossa fé e não para conduzir-nos ao pecado. Você não é mais um pecador. Você é um santo que eventualmente peca, e se pecar "temos um Advogado, junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo" (I Jo. 2:2). Não devemos deixar que os defeitos, erros, enganos, falhas, ou qualquer outra coisa que possa ser traduzido por pecar, atrapalhe o nosso pleno desenvolvimento espiritual. De onde tiramos a idéia de que não há jeito? De que não podemos lutar contra nossa natureza? Esses pensamentos não vêm de Deus. Veja o que diz o apóstolo Paulo:

"Já estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim." - Gálatas 2:20.


- VOCÊ QUER SER JOIO OU TRIGO?

O joio é uma erva daninha que nasce no meio do trigo. Ele é tóxico e se for moído junto com o trigo, a farinha inteira fica venenosa. O joio foi erradicado. Não existe mais faz séculos. Isso no caso da farinha de trigo, já no caso das igrejas...

Alguns sentimentos, atitudes e defeitos que desagradam a Deus e que evidenciam a presença do joio na igreja:

* Inveja
Veja a atitude de Saul quando Davi era aclamado pelos seus feitos: "Então Saul se indignou muito e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi e a mim somente milhares: na verdade o que lhe falta, senão só o reino?". - I Samuel 18: 7 e 8.

* Soberba
Este é um pecado terrível. Seu primeiro praticante foi um Anjo de Luz (Ver Ezequiel 28 e Isaías 14). A Bíblia diz que "a soberba precede a ruína e a altivez do espírito, a queda " - Provérbios 16:18.

* Semear contendas e divisões entre os irmãos
Paulo chamou de carnais e meninos e censurou de maneira veemente os crentes de Corinto que diziam: "Eu sou de Paulo, e outro eu sou de Apolo" (I Corintios 3:4). Semear contendas entre os irmãos é considerado por Deus um pecado abominável. (Provérbios 6:19).

* Mentira
É o único pecado que Jesus atribui paternidade. O mentiroso nem precisa fazer teste de DNA. (João 8:44).

* Cobiça
Tiago adverte que as conseqüências da cobiça são: morte, inveja, conflitos, guerras. A cobiça é uma das três áreas do auto-engano mostradas pelo apóstolo João no capítulo 2, versículo 16 de sua epístola: "porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas do mundo". A concupiscência da carne, a inclinação para os desejos sensuais, a concupiscência dos olhos, onde a visão, especialmente no caso do homem, como portal dos desejos ilícitos e a soberba da vida: vanglória, orgulho, jactância em relação aquilo que se possui.

* Crítica e murmuração
Murmurar significa: "dizer em voz baixa; segredar, censurar disfarçadamente, conversar difamando ou desacreditando". A Bíblia ordena: "Fazei as coisas sem murmurações, nem contendas" - Filipenses 2:14.

* Duplicidade de atitudes
No verso 8 do capítulo 04 de sua carta, Tiago enfatiza "...vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração". Mundanismo é lealdade dividida. Jesus mesmo disse em Mateus 6:24 - "Não podeis servir a dois senhores". A recomendação bíblica é de que a amizade do mundo é inimizade com Deus. Dissimulação, hipocrisia, ter duas caras e ser fingido devem ser riscados do código de conduta do cristão.

* Fofoca
A Bíblia alerta "Irmãos, não faleis mal uns dos outros" - Tiago 4:11

Alguns crentes estão esperando Deus fazer a sua obra no que diz respeito a reparação de seus defeitos, falhas e erros e a conseqüente santificação. Alguns podem até chegar a dizer:

"Se o Senhor quiser Ele vai tocar o meu coração. Meu jeito é este mesmo...não consigo mudar".

Esta é uma desculpa mais que "esfarrapada". Em Tiago 4:7 a 10, encontramos dez verbos conjugados no modo imperativo:

Sujeitai-vos, resisti, chegai-vos, purificai, limpai, afligi-vos, lamentai, chorai, converta-se, humilhai-vos. O apóstolo usa uma forma verbal que indica a necessidade de um rompimento decisivo e urgente com a velha vida.


- PARE DE FAZER O JOGO DA CULPA

É da natureza humana tentar colocar a culpa nos outros pelo nosso próprio fracasso. Já no Jardim do Éden, Adão se esquivou: "foi a mulher que Tu me deste". Eva, por sua vez, não se fez de rogada e também colocou a culpa em outro: "a serpente me enganou e eu comi". No Novo testamento, o capítulo 9 do livro de João, mostra Jesus sendo interpelado por seus discípulos que queriam saber de quem era a culpa da doença e do sofrimento de um homem. cego de nascença.

"Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos perguntaram ‘Mestre, quem pecou, este ou seus pais para que nascesse cego?’ Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais, mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus"

Se você tem defeitos, pare de culpar a Deus por isso. Pare de culpar os outros também. E por último, pare de culpar a si mesmo. Olhe o que Jesus disse a mulher adúltera:

"Nem eu te condeno; vai e não peque mais" - João 8:11.


- TER DEFEITOS NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ É UM FRACASSO

Focar nos seus defeitos é uma negação do Poder de Deus em sua vida. Lembre-se errar é humano. Todo homem em algum momento da vida já falhou (Romanos 3:23). O que não podemos ser é coniventes com o pecado, se permitir praticar erros que condenamos em outras pessoas. Devemos para isso, exercer o domínio próprio, fruto do Espírito. (Gálatas 5:22). Tome a decisão de modificar algumas áreas de sua vida como alguém que domina as rédeas de um cavalo. Não encare seus defeitos como algo que você não pode se livrar. Reconheça os seus erros e corrija-os. Jesus não se enganou a respeito de você. Ele conhece a sua vida e o seu potencial. Jesus amou e encorajou a Pedro mesmo quando ele agiu de forma covarde. pois o via além dessa atitude. Pedro precisou de tempo e compreensão e talvez seja hoje o tempo de você mudar de atitude.

Deus abençõe a sua decisão.




Agenda

 

FEVEREIRO 2009

NENHUM EVENTO AGENDADO

 
Orkut

Comunidade:
Grupo Evangelizarte

 
HDaVirtual 

Aqui você pode baixar:

- efeitos sonoros

- peças

- trilhas

- dicas

Você também pode "upar" seus arquivos ligados ao teatro. Aproveite!

HD VIRTUAL
 

 
Arquivos
 
Sites
 
Blogs


Blog da Jozyanne

Te amo meu Jesus!

Cantinho da Jac

Gifs prá Jesus


Divulgue o nosso trabalho!
Coloque o nosso button no seu blog.








usuário(s) online

T e m p l a t e b y IVAN LESSA