A taça e o copo
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer”. – I Corintios 12:11
Observem a imagem ao lado, se você fosse escolher um dos dois, qual escolheria? Certamente a taça, afinal ela é mais bonita, é maior que o copo, e além do mais, um copo como esses todos tem em casa, é muito simplório, muito comum...
Vamos fazer uma comparação:
A taça representa os grandes homens de Deus, cheios de unção e autoridade, são bonitos, vistosos, todos querem tê-los por perto. E o copo representa os crentes “comuns”, fiéis, tementes a Deus, mas longe de ser uma grande referência em unção, autoridade e poder. Ou seja, nós!
Existem quatro características que são comuns, tanto para nós e os grandes homens de Deus, como para a taça e o copo:
1 – Ambos são feitos de vidro, se caírem no chão, se quebram.
“Quando Pedro ia entrar, veio-lhe Cornélio ao encontro e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o ergueu, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem”. Atos 10: 25 e 26
Infelizmente, muitos tem idolatrado os grandes homens de Deus, ficam pra lá e pra cá, vendo onde o grande pregador vai estar, onde o cantor ou a banda vão louvar, não estão nem aí se Deus vai estar presente, contanto que o pregador “A” ou “B” pregue. Colocam esses homens e mulheres de Deus em um pedestal e se esquecem do verdadeiro Deus. Olham pra eles como se fossem infalíveis, semi-deuses, e não se dão conta que eles são feito do mesmo material que nós, que estão sujeitos as mesmas paixões que nós, e que se não se andarem retamente poderão ir pro mesmo inferno que nós. Admire, imite, respeite, ore, ame o grande servo do Senhor, mas não o idolatre, assim como você, ele é servo.
2 – Ambos têm a mesma função: estar cheios de algum líquido, pois vazios não servem pra nada.
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito”. - Efésios 5:18
Assim como os grandes homens de Deus, nós também devemos buscar a face de Deus, buscar estar cheios do Seu Espírito. É muito fácil achar que é o pastor que tem que fazer a obra enquanto nós ficamos confortáveis em nossos bancos, apenas recebendo aquilo que Deus quer nos dar. Nós devemos buscar uma vida plena, cheia do Espírito Santo, para que possamos ser usados. De que adianta um copo vazio quando se está com sede? De que adianta dizer que é crente se não tivermos nada pra dar. Nós podemos e devemos estar prontos para o mover de Deus, basta desejarmos estar cheios, da sua unção e poder, pra que Ele possa fazer grandes obras através de nós. Por que, assim como os grandes homens de Deus, se não estivermos cheios do Espírito Santo, não teremos serventia alguma para o Mestre. O que importa é o liquido, não o copo, o que importa é o Espírito Santo agindo na sua vida, não a sua aparência.
3 – Para serem cheios, devem estar limpos.
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. – Hebreus 12:14
Você encheria de água um copo que não estivesse limpo? É claro que não! Pois a sujeira contaminaria a água. Como Deus vai colocar seu Santo Espírito em alguém que não busca se santificar? Alguém que prefere a impureza do mundo? Deus não busca santos, mas pessoas que lutam pra ser santas! Pessoas limitadas, imperfeitas, que pecam por sua natureza humana, não pelo prazer de pecar. Pessoas que choram arrependidas e tem um coração quebrantado diante do Senhor, - essa era a grande virtude que fazia de Davi um homem segundo o Seu coração. – a santificação é um processo diário, doloroso, pois requer renúncias, mas essencial para se chegar ao céu. Busque a santificação, se abstenha do que impuro, diga não para os seus desejos. Você é templo do Espírito Santo e não do inimigo.
4 – Apesar da diferença aparente, ambos têm a mesma capacidade.
“Porque por Ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”. - Efésios 2:18
Tanto na taça como no copo cabem 190 ml, não parece não é mesmo? Quando olhamos para os homens de Deus, cheios de unção e autoridade, nós desejamos ser iguais a eles, mas pensamos: “Quem sou eu? Eu nunca vou ter a capacidade que ele tem.” Isso não é verdade, o mesmo Espírito que age nas vidas deles também pode agir na tua, e na mesma proporção! É óbvio, que existe a questão de se dedicar aos estudos, mas espiritualmente falando, você pode ser tão ou mais usado que qualquer grande homem de Deus, sabe por quê? Por que você tem a mesma capacidade que qualquer um deles, a mesma quantidade de unção, poder, ousadia que cabe em qualquer um deles cabe em você também. Não se julgue como sendo um coitadinho, seja humilde, não um coitado, busque a face de Deus, busque os melhores dons, busque ser cheio do Espírito Santo e você vai ver, na sua casa, vizinhança, faculdade, trabalho e em todos os lugares que você frequenta, que Deus pode e quer fazer de você, não uma taça física, mas uma taça espiritual transbordante do Seu Espírito.
Amados, estamos no tempo do fim, tempo de sair da inércia, tempo arregaçar as mangas e colocar as mãos no arado, com coragem, sem olhar pra trás. Deus quer te usar! Não deixe que nada impeça o agir de Deus na tua vida, nem a tua aparência, nem a tua pouca instrução, nem o fato de ninguém acreditar em você, por que Deus acredita, pra Ele não importa se você é copo ou taça, o que importa e se você está disposto ou não a ser cheio do seu Santo Espírito.
Deus te abençoe.