<body>


EVANGELIZARTE
O Nome do nosso Deus é já (Sl.68.4)

O grupo teatral EVANGELIZARTE foi criado em 10/10/1991. Surgiu da necessidade de se dar um nome ao grupo de teatro da mocidade da ADPenha que começava a levar o seu trabalho para outras igrejas atendendo convites. Reunidos no salão de festas da sede antiga, vimos o nome surgir naturalmente: simbiose do evangelho da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo com a arte dramática, dádiva perfeita vinda do Pai das Luzes (Tg 1.17). Um nome que representava o nosso compromisso de apresentar o nosso Deus, de uma forma que mexesse com os sentidos, a imaginação e a emoção das pessoas.
Naquela ocasião o repertório do grupo era de apenas uma peça que, até mesmo por falta de opção, apresentamos em diversas igrejas.
Quatorze anos se passaram. O trabalho cresceu, se espraiou, ganhou maturidade num longo e persistente caminho percorrido até aqui: hoje o grupo contabiliza mais de 20 textos encenados, 500 apresentações em igrejas de diversas denominações, praças públicas, bares, shows e até num baile funk! Um grande número de almas foi alcançado. Muita gente boa passou por aqui e, tenho certeza, ainda vai passar.
Só uma coisa não mudou: o desejo sincero do grupo que, através da arte pura, do teatro evangélico onde o Senhor Jesus é o autor, diretor e personagem central da trama, presente na vida daqueles que montaram o espetáculo, a mensagem do evangelho possa ser compreendida de forma lúdica, reflexiva e até dramática, e muita fé e desejo de servir a Deus possam brotar no coração daqueles que vierem a assistir o nosso trabalho.
Tenho imenso prazer de dirigir um grupo de jovens que descobriu que representar é uma arte e colocar esse dom a serviço do Reino é um projeto de vida fascinante. Tão maravilhoso que fez com que eles resolvessem entregar seus talentos e tempo para fazer avançar a causa do Mestre.

Ronaldo de Jesus (Diácono da igreja e Diretor do Evangelizarte)


Nossa Igreja
Assembléia de Deus na Penha
Rua Montevidéo, 1191
Penha - Rio de Janeiro - RJ

www.adpenha.com.br
Presidente:
Pastor  José Santos
Vice-presidente:
Pastor Silas Malafaia

www.prsilasmalafaia.com.br


segunda-feira, julho 25, 2005


A janela do hospital

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca”. - Lucas 6:45

Dois homens, seriamente doentes, ocupavam o mesmo quarto em um hospital. Um deles ficava sentado em sua cama por uma hora todas as tardes para conseguir drenar o líquido de seus pulmões. Sua cama ficava próxima da única janela existente no quarto. O outro homem era obrigado a ficar deitado de bruços em sua cama por todo o tempo. Eles conversavam muito. Falavam sobre tudo. E toda tarde quando o homem perto da janela podia sentar-se ele passava todo o tempo descrevendo ao seu companheiro todas as coisas que ele podia ver através da janela.
Ele dizia que da janela dava pra ver um parque com um lago bem bonito. Patos e cisnes brincando na água enquanto as crianças navegavam seus pequenos barcos. Jovens namorados andando de mãos dadas no meio das flores e estas possuíam todas as cores do arco-íris. Quando o homem perto da janela fazia suas descrições, ele o fazia de modo primoroso e delicado, com detalhes e o outro homem fechava seus olhos e imaginava a cena pitoresca.

Algum tempo se passou, e ao chegar de manhã, a enfermeira foi surpreendida ao ver que o homem que ficava perto da janela havia morrido durante a noite. Ela se entristeceu,  chamou os atendentes do hospital para levarem o corpo embora.
Assim que julgou conveniente, o outro homem pediu a enfermeira que mudasse sua cama para perto da janela. A enfermeira ficou feliz em poder fazer esse favor para o homem e depois de verificar que ele estava confortável, o deixou sozinho no quarto.
Vagarosa e pacientemente, ele se apoiou em seu cotovelo para conseguir olhar pela primeira vez pela janela. Ele se esticou ao máximo, lutando contra a dor para poder olhar através da janela e quando conseguiu fazê-lo deparou-se com um muro todo branco. Ele então perguntou a enfermeira o que teria levado seu companheiro a descrever-lhe coisas tão belas, todos os dias se pela janela só dava pra ver um muro branco?

A enfermeira respondeu que aquele homem era cego e não poderia ver nada mesmo que quisesse.

----------

Que referencia as pessoas tem a seu respeito?
Como as pessoas ao seu redor se referem a você?
A sua boca é uma fonte de água doce ou salgada?

Amados, tudo aquilo que dizemos é ouvido e analisado pelas demais pessoas, se só temos boca pra reclamar ou murmurar, seremos vistos como pessoas carrancudas, chatas, mal humoradas. Se passamos o tempo todo falando bobagens, não somos levados à serio, pensam que somos pouco confiáveis, infantis. Se o nosso vocabulário é recheado de palavrões, somos tidos como crentes fracos, que precisam de libertação, e se esse crente é uma pessoa influente, ela vira uma referencia negativa, (se fulano que é pastor fala, por que eu não posso?)

Nós temos o poder de transformar o mundo ao nosso redor, Deus nos deu autoridade pra falarmos com ousadia, pra pregarmos a Sua palavra, Ele quer nos enviar para “restaurar os contritos de coração, para proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos. Para apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus e a consolar todos os tristes”. Tudo isso através das palavras que saem a nossa boca!

O que você quer ser para as pessoas ao seu redor? Só mais um? O bobo da turma? O eterno mal humorado? O boca suja? Ou quer ser a pessoa que faz a diferença, a pessoa que se pode confiar e pedir conselhos, a pessoa que tem sempre uma palavra de animo e abençoadora pra dar?

A escolha a sua!


domingo, julho 17, 2005


A oferta

“E chamando Ele os seus discípulos, disse-lhes:
Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre; porque todos deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento”. Marcos 12: 43 e 44

Quantas vezes você já acordou de madrugada, ouviu uma voz fraquinha dizendo pra você orar, e você olhou pro relógio, virou pro canto e voltou a dormir?
Quantas vezes você decidiu jejuar, e ao chegar a hora do almoço, viu que sua mãe fez o seu prato preferido, e quebrou o jejum pra se satisfazer?
Quantas vezes você marcou pra sair com a namorada ou com os amigos justamente na hora do culto?
Quantas vezes você deixou de ir pra escola dominical pra ficar em casa assistindo TV?
Quantas vezes você teve uma oportunidade de ouro de falar do amor de Deus pra alguém, mas isso significava deixar de fazer algo mais “interessante”?
Quantas vezes você passou o culto todo preocupado com o resultado do futebol?
Quantas vezes você tirou do bolso a pior e menor nota pra colocar na oferta?

De que adianta nos chamarmos cristãos, louvarmos a Deus com extravagância, nos alegrarmos em Sua presença, pularmos de alegria, se tudo aquilo que oferecemos pra Deus é uma sobra daquilo que temos? Sobra do nosso tempo, sobra do nosso dinheiro, sobra da nossa vida!
Quando aquela viúva ofertou a única moeda que ela tinha, ela não deu muito, mas ela deu tudo, ela deu o melhor que ela tinha!
Nós passamos o dia imaginado como nossa vida seria melhor se tivéssemos isso ou aquilo, se Deus nos abençoasse. Nós queremos receber as bênçãos de Deus, receber tudo de bom que Ele tem pra nos dar, mas não nos preocupamos em oferecer o melhor que temos pra Ele! Não estou falando de quantidade, mas de qualidade! Você pode orar duas horas todos os dias e pode estar oferecendo resto, se você passa o resto do dia vendo TV e pode dedicar quinze minutos do seu dia pra Deus, e estar dando o melhor que você tem!

Amado, se você acredita em Deus, se você quer servi-lo dignamente, se você acha que Ele é digno do seu louvor, não ofereça restos pra Ele, não deixe pra depois as coisas de Deus, não trate Deus como se Ele fosse seu servo, como se Ele fosse obrigado a te abençoar e como se você estivesse fazendo um grande favor pra Ele em ir a igreja aos domingos.
Enquanto tivermos essa mentalidade, não estaremos prontos pra receber o melhor que Deus tem pra nos dar:

Poder, unção, autoridade, dons espirituais, pra podermos trabalhar ainda mais pra Ele!

Quando a bíblia fala que Ele procura os verdadeiros adoradores, que o adorem em espírito e em verdade, não quer dizer que Ele esteja procurando, simplesmente, pessoas que o louvem e se derramem na sua presença, mas pessoas dispostas a servi-lo como Ele merece ser servido, pessoas dispostas a abrir mão das suas vidas, das suas necessidades, em favor Dele, pessoas que entreguem a Ele o melhor que elas tem pra dar:

Simplesmente, o primeiro lugar nas suas vidas!


domingo, julho 10, 2005


A FLOR

"Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo". - I Timóteo 5: 8

Conta-se que havia uma jovem que tinha tudo: um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe rendia um bom salário e uma família unida. O problema é que ela não conseguia conciliar tudo. O trabalho e os afazeres lhe ocupavam quase todo o tempo. Ela estava sempre em débito em alguma área. Se o trabalho lhe consumia tempo demais, ela tirava dos filhos. Se surgiam imprevistos, ela deixava de lado o marido. E assim, as pessoas que ela amava eram deixadas para depois.
Até que um dia, seu pai, lhe deu de presente uma flor muito rara, da qual só havia um exemplar em todo mundo. O pai lhe entregou o vaso com a flor e lhe disse:

- Filha, esta flor vai lhe ajudar muito, mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la de vez em quando e, conversar um pouquinho com ela. Se assim fizer, ela enfeitará sua casa e lhe dará em troca esse perfume maravilhoso.

A jovem ficou muito emocionada, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas surgiam. O trabalho consumia todo o seu tempo, e a sua vida, que continuava confusa, não lhe permitia cuidar da flor. Ela chagava em casa, e a flor ainda estava lá, não mostrava sinal de fraqueza ou morte, apenas estava lá, linda, perfumada. Então ela passava direto.
Até que um dia, sem mais nem menos, a flor morreu. Ela chegou em casa e levou um susto. A planta exuberante, estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores murchas e as folhas amareladas. A jovem chorou muito, e contou ao pai o que tinha acontecido. Seu pai explicou:

- Eu já imaginava que isso aconteceria e, infelizmente, não posso lhe dar outra flor, porque não existe outra igual a essa. Ela era única, assim como seus filhos, seu marido, sua família e seus amigos. Todos são bênçãos que você ganhou, mas você tem que aprender a regá-los, podá-los e dar atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre viçosa, sempre perfumada, e se esqueceu de cuidar dela. Filha, cuide das pessoas que você ama.

------------------------

Não é difícil achar por aí gente que não tem cuidado com os seus, gente que prefere gastar seu tempo em qualquer coisa mais “interessante” do que ouvir o que a mãe ou o pai tem a dizer, por que acha seus conselhos furados, e que eles não entendem que você é jovem, e que tem que aprender com a vida. É lamentável ver que algumas pessoas, nunca tem uma palavra boa pra dizer pro seu filho, vive amaldiçoando a criança, chamando ela de burra e incapaz. Gente que só lembra que "ama" seu cônjuge na cama.
É muito triste saber que muitas dessas pessoas, se autodenominam servos de Deus! Gente que deveria ser um exemplo e não é. Filhos que não honram seus pais, netos que desrespeitam avós, pais que amaldiçoam filhos, irmãos que passam anos sem se falar, maridos que maltratam mulheres e esposas que não respeitam seus maridos.
O mais lamentável é saber que essas pessoas podem ser surpreendias, ao chegar em casa um dia e perceber que aquela flor preciosa, que só precisava de uma dose diária de atenção, água e carinho,  mas que eles negligenciaram, morreu. Mas aí será tarde de mais...


domingo, julho 03, 2005


Deus é bom.

Há muito tempo, num reino distante, havia um rei que não acreditava na bondade de Deus. Tinha, porém, um súdito que sempre lhe lembrava dessa verdade em todas situações.
Um dia, o rei saiu para caçar juntamente com seu súdito, e uma fera o atacou. O súdito conseguiu matar o animal, porém não evitou que o rei perdesse o dedo mínimo da mão direita. O rei, furioso pelo que havia acontecido, e sem mostrar agradecimento por ter sua vida salva pelos esforços de seu servo, perguntou a este:

- E agora, o que você me diz? Deus e bom? Se Deus fosse bom eu não teria sido atacado, e não teria perdido o meu dedo!

O servo respondeu:

- Meu rei, apesar de todas essas coisas, somente posso dizer-lhe que Deus é bom, e que mesmo isso, perder um dedo, é para seu bem!

O rei, indignado com a resposta do súdito, mandou que fosse preso na cela mais escura e mais fétida do calabouço.
Após algum tempo, o rei saiu novamente para caçar e aconteceu dele ser atacado, desta vez por uma tribo de índios que faziam sacrifícios humanos para seus deuses. Mal prenderam o rei, passaram a preparar, cheios de júbilo, o ritual do sacrifício. Quando já estava tudo pronto, e o rei já estava diante do altar, o sacerdote indígena, ao examinar a vítima, observou furioso:

- Este homem não pode ser sacrificado, pois é defeituoso! Falta-lhe um dedo!

E o rei foi libertado. Ao voltar para o palácio, muito alegre e aliviado, libertou seu súdito e pediu que viesse em sua presença. Ao ver o servo, abraçou-o afetuosamente dizendo-lhe:

- Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Você já deve estar sabendo que escapei da morte justamente porque não tinha um dos dedos. Mas ainda tenho em meu coração uma grande duvida: Se Deus e tão bom, por que permitiu que você fosse preso da maneira como foi? Logo você, que tanto O defendeu!?

O servo sorriu e disse:

- Meu rei, se eu estivesse junto contigo nessa caçada, certamente seria sacrificado em teu lugar, pois não me falta dedo algum!

-----------------

Nada na vida acontece por acaso, em todas as coisas pelas quais passamos, sejam elas boas ou ruins, existe um propósito. É a oportunidade que Deus nos dá para aprendermos e crescermos espiritualmente. Mas nem sempre conseguimos enxergar isso, é muito mais fácil acreditar que Deus não nos ama mais ou que Ele se esqueceu de nós. Entretanto Ele está nos observando em tudo, vendo as nossas reações, vendo como lidamos com cada uma dessas situações. Antes de murmurar contra Deus, lembre-se que Deus é bom e que Ele está sempre no controle, e que nada em nossa vida acontece sem que Ele permita.





Agenda

 

FEVEREIRO 2009

NENHUM EVENTO AGENDADO

 
Orkut

Comunidade:
Grupo Evangelizarte

 
HDaVirtual 

Aqui você pode baixar:

- efeitos sonoros

- peças

- trilhas

- dicas

Você também pode "upar" seus arquivos ligados ao teatro. Aproveite!

HD VIRTUAL
 

 
Arquivos
 
Sites
 
Blogs


Blog da Jozyanne

Te amo meu Jesus!

Cantinho da Jac

Gifs prá Jesus


Divulgue o nosso trabalho!
Coloque o nosso button no seu blog.








usuário(s) online

T e m p l a t e b y IVAN LESSA