Moisés tem que morrer.
“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo dei, como eu disse a Moisés”. – Josué 1:1,2 e 3.
Quando paramos pra pensar sobre a nossa vida, é comum nos perguntarmos:
“Por que levamos uma vida tão comum, porque não vemos nada de especial acontecer?”
Então nos auto-analisamos até chegarmos à conclusão que somos “crentes padrão”. Somos dizimistas fieis, vamos à igreja regularmente, participamos de programações especiais, não somos pecadores compulsivos, até sentimos a presença de Deus de vez em quando, em resumo, estamos “bem”, está tudo “normal”. Nada de muito especial, mas também nada de errado...
É aí que mora o perigo!
A coisa mais perigosa que pode acontecer na vida do crente é ele achar que está tudo bem, que está tudo normal. Nós nos colocamos numa posição confortável e não queremos mais sair dela, então, estagnamos espiritualmente, não experimentamos nada de novo.
Josué vivia uma situação “confortável”, ele servia a Moisés, eles andavam juntos, ele ouvia, através de Moisés, o que Deus tinha pra dizer, ou seja, ele estava perto da glória de Deus, mas não tinha a responsabilidade de ser o portador dessa glória. Mas um fato especial acontece: Para que Deus passe a falar diretamente com Josué é necessário uma ruptura dolorosa, para que Josué sinta o peso da responsabilidade de ser cheio da glória de Deus, primeiro Moisés tem que morrer.
Por mais doloroso que possa ser, só vamos participar da glória de Deus e ouvir a Sua voz, quando rompermos com aquilo que nos deixa confortáveis, com o conformismo, com a inércia, com essa idéia de que basta sermos “bons crentes” e está tudo certo!
Amados, precisamos entender que enquanto estivermos satisfeitos com nós mesmos, não vamos experimentar o que Deus tem pra nós, vamos sempre ver a glória de Deus à distancia, vamos sempre esperar que Deus fale conosco através de outras pessoas, vamos sempre contar lindos testemunhos que outros viveram.
Deus quer falar com você hoje! Deus quer que você seja uma fonte de água doce pra saciar a sede, quer que você seja uma coluna de fogo pra iluminar o caminho, quer que você seja a arma perfeita para o momento certo. Saia da inércia, não se conforme com pouco, rompa com aquilo que te trás conforto, não aceite viver uma vidinha sem graça e sem a presença continua e abundante de Deus.
Moisés precisa morrer!
“Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra”. – Oséias 6:3