OCUPA-TE
“... mas sê exemplo dos fieis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé e na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, (...) Não desprezes o dom que há em ti, (...) medita estas coisa; OCUPA-TE nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos”. – I Timóteo 4:12 a 15.
Davi era um homem segundo o coração de Deus, cheio do Espírito Santo, um homem que conhecia a voz de Deus e a obedecia, um exemplo de adorador e de fidelidade. Entretanto, bastou ele ficar sem nada pra fazer que fez besteira! Davi teve preguiça! No tempo em que os reis saíam pra guerra, ele não foi, ficou em Jerusalém (II Samuel 11:1), ele não tinha nada pra fazer, tanto que levantou tarde de cama e ficou passeando pelo palácio, no mais absoluto ócio! (11:2) E o que acontece? Ele vê uma mulher muito formosa se banhando. Resultado: Davi, não somente se deita com aquela mulher, como manda colocar seu marido na frente de batalha para que ele morra! Adultério e homicídio! Se ele estivesse ocupado com os seus afazeres reais, que naquele momento seria estar guerreando, nada disso teria acontecido.
É impressionante a quantidade de coisas erradas que podemos fazer quando não estamos fazendo nada! É sempre nos momentos em que estamos de bobeira, desocupados, com a mente vazia, que aparecem as melhores oportunidades pra pecarmos. Parece aqueles desenhos em fica um anjinho de um lado e um diabinho do outro, e a voz do diabinho é sempre mais forte! Seja pra nos incitar ao pecado ou pra nos jogar pra baixo, pra nos acharmos piores que os outros, pra nos sentirmos os menos amados ou abandonado pelos amigos, família e igreja.
Então, o que fazer?
Ocupa-te! Procure o que fazer! Dedique-se a alguma atividade! Há tantas pessoas necessitando de uma palavra de conforto, de auxilio! Visitar novos convertidos, desviados, enfermos ou presidiários é um trabalho árduo, mas extremamente abençoador, tanto pro visitado quanto pro visitante, pois quando nos vemos sendo usados por Deus, nos sentimos úteis, quando vemos que alguém foi impactado por uma palavra que saiu de nossa boca, percebemos que nós também podemos ser usados por Deus!
Quando você está preocupado em fazer algo, não tem tempo pra pensar besteira! Quando você se prepara para trabalhar, não dá pra pensar em nada de errado.
Ocupa-te! A obra de Deus é muito grande, há muito pra ser feito e poucos que queiram fazer. Deixe-se usar por Deus, se apresente a Ele como um instrumento, coloque-se a disposição Dele! Ele, que é o dono da obra, vai te preparar e te usar poderosamente! Não se deixe convencer por essa voz maligna, que diz que você é um inútil, que você não é capaz, que você nunca vai ser amado, que você é um perdedor, que você nunca vai ser feliz!
Ocupa-te!